O APRENDER PELO BRINCAR
Muitos especialistas estudam sobre a importância da brincadeira para a aprendizagem das crianças com necessidades educativas especiais. Sem a brincadeira, não há bases para a aprendizagem. Embora as crianças não brinquem com os brinquedos da mesma forma que as outras crianças, aprendem com maior facilidade, se estiverem em contato com objetos que gostam.
Através da repetição das palavras no ato de brincar e da pronúncia feita num tom de voz mais elevado, as crianças com deficiência social e/ou sensorial podem aprender os nomes das cores, dos números, das partes do corpo, horas e datas. Muitos deles têm boa memória fotográfica e processual, sendo capazes de montar um quebra-cabeça posteriormente, trabalhando com a memória, concentração e outros benefícios do desenvolvimento cognitivo de forma extremamente eficiente. Embora as crianças não falem, pelo brincar as crianças podem fazer-se entender. Conseguem brincar e relacionar-se com outras crianças através da linguagem seja ela verbal ou não.
Portanto, o brincar que tem como objetivo principal a aprendizagem configura-se como um eficiente canal de ampliação cognitiva. No entanto, faz-se necessário que seja mediado por um adulto para que essa mediação seja rica ampliando a capacidade de linguagem, concentração, a afetividade, coordenação motora fina, o imaginário infantil, bem como a aquisição de outras capacidades de extrema importância para o desenvolvimento no seu todo.
A brinquedoteca de caráter terapêutico configura-se como um ambiente que colocará em ação todas essas conexões de forma prazerosa e adequada a idade do aprendente facilitando assim o movimento do aprender.
É COM ESSA VISÃO QUE O CRER ESTIMULA O APRENDENTE, TENDO COMO UM DOS SEUS PRINCIPAIS CANAIS "O BRINCAR".
PERCEBEMOS ESSE BRINCAR SEJA ELE SISTEMATIZADO OU LIVRE COMO UM ENSAIO PARA O MUNDO REAL.
O CRER ADVERTE: BRINQUE COM O SEU FILHO!!! ESSA É UMA DAS MAIS LINDAS E EFICIENTES FORMAS DE INTERVENÇÃO.
Texto: Joselma Gomes - Psicopedagoga Clinica e Coordenadora
CONCENTRAÇÃO
AFETIVIDADE
Percepção tátil
Interação e Socialização e Mediação
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