PRAZER EM RECEBÊ-LO

SEJA BEM VIDO A ESSE ESPAÇO DE ACOLHIMENTO!
SINTA-SE À VONTADE PARA FAZER OS SEUS COMENTÁRIOS SOBRE AS POSTAGENS DISPONÍVEIS!
VOCÊ É O QUE NÓS TEMOS DE MAIS IMPORTANTE!

O CRER atende aprendentes de qualquer idade com: Autismo;Deficiência intelectual;Deficiência visual, Deficiência auditiva, Deficiência motora, Distúrbios específicos de aprendizagens (Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Disortografia, Dislalia), TDAH e Dificuldades de aprendizagens seja de ordem neurológica ou pedagógica.
FAÇA-NOS UMA VISITA E CONHEÇA DE PERTO O NOSSO TRABALHO!

domingo, 18 de março de 2012


O APRENDER PELO BRINCAR 


Muitos especialistas estudam sobre a importância da brincadeira para a aprendizagem das crianças com necessidades educativas especiais. Sem a brincadeira, não há bases para a aprendizagem. Embora as crianças não brinquem com os brinquedos da mesma forma que as outras crianças, aprendem com maior facilidade, se estiverem em contato com objetos que gostam.
Através da repetição das palavras no ato de brincar e da pronúncia feita num tom de voz mais elevado, as crianças com deficiência social e/ou sensorial podem aprender os nomes das cores, dos números, das partes do corpo, horas e datas. Muitos deles têm boa memória fotográfica e processual, sendo capazes de montar um quebra-cabeça posteriormente, trabalhando com a memória, concentração e outros benefícios do desenvolvimento cognitivo de forma extremamente eficiente. Embora as crianças não falem, pelo brincar as crianças podem fazer-se entender. Conseguem brincar e relacionar-se com outras crianças através da linguagem seja ela verbal ou não.
Portanto, o brincar que tem como objetivo  principal a aprendizagem configura-se como um eficiente canal de ampliação cognitiva. No entanto, faz-se necessário que seja mediado por um adulto para que essa  mediação seja rica ampliando a capacidade de linguagem, concentração, a afetividade, coordenação motora fina, o imaginário infantil, bem como a aquisição de outras capacidades de extrema importância para o desenvolvimento no seu todo. 
A brinquedoteca de caráter terapêutico configura-se como um ambiente que colocará em ação todas essas conexões de forma prazerosa e adequada a idade do aprendente facilitando assim o movimento do aprender.
É COM ESSA VISÃO QUE O CRER ESTIMULA O APRENDENTE, TENDO COMO UM DOS SEUS PRINCIPAIS  CANAIS "O BRINCAR". 
PERCEBEMOS ESSE BRINCAR SEJA ELE SISTEMATIZADO OU LIVRE COMO UM ENSAIO PARA O MUNDO REAL. 
O CRER ADVERTE: BRINQUE COM O SEU FILHO!!! ESSA É UMA DAS MAIS LINDAS E EFICIENTES FORMAS DE INTERVENÇÃO.
Texto: Joselma Gomes - Psicopedagoga Clinica e Coordenadora

CONCENTRAÇÃO


AFETIVIDADE


Percepção tátil


Interação e Socialização e Mediação


Nenhum comentário:

Postar um comentário