PRAZER EM RECEBÊ-LO

SEJA BEM VIDO A ESSE ESPAÇO DE ACOLHIMENTO!
SINTA-SE À VONTADE PARA FAZER OS SEUS COMENTÁRIOS SOBRE AS POSTAGENS DISPONÍVEIS!
VOCÊ É O QUE NÓS TEMOS DE MAIS IMPORTANTE!

O CRER atende aprendentes de qualquer idade com: Autismo;Deficiência intelectual;Deficiência visual, Deficiência auditiva, Deficiência motora, Distúrbios específicos de aprendizagens (Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Disortografia, Dislalia), TDAH e Dificuldades de aprendizagens seja de ordem neurológica ou pedagógica.
FAÇA-NOS UMA VISITA E CONHEÇA DE PERTO O NOSSO TRABALHO!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PORQUÊ O NOME CRER...

O nome CRER vem da segurança em afirmar que todo ser humano  tem a capacidade para desenvolver-se, independente da condição que o mesmo se apresente. "Nasceu gente, é inteligente" (Piaget). A proporção desse desenvolvimento, caracterizar-se-á como algo de natureza singular, fazendo-nos compreender que, quanto mais se faz, mais se tem.
É possível dizer que, fazer Educação Especial implica  percorrer alguns pilares, hierarquicamente organizados que convém aqui elencar. 
  • O primeiro pilar é crer. Crer que é possível promover desenvolvimento a partir de intervenções que se faça,  unindo o conhecimento, mais uma significativa ação. Essa é a fórmula mais eficaz de promover desenvolvimento.
  • O segundo pilar é a afetividade, posto que, o diferencial se fará nesse momento, ou seja, a forma de evidenciar como você acredita nesse aprendente, e de que maneira você evidencia essa crença. A sensibilidade aqui terá o seu lugar de relevância, uma vez que, é esse olhar que fará o outro vê aquilo que , alguns não conseguem enxergar com tanta nitidez. "Quando a gente ama, claro que a gente cuida" (Peninha). Nesse contexto o "cuidar" é acreditar, promovendo ações de natureza variadas para fazê-lo desenvolver-se.
  • O terceiro pilar chama-se persistência, e esse vem ocupando a terceira posição por compreender que, quando se acredita e se ama, é necessário persistir. Os resultados, com certeza, mais cedo ou mais tarde virão. Para aqueles que acreditam e amam, o tempo se torna quase imperceptível.
  • O quarto pilar é o conhecer, primeiramente, conhecer o outro, aqui compreendido como o aprendente, para que se possa respeitar a sua singularidade, os seus limites, a sua forma individual de ser. Em um segundo momento, conhecer o que se faz, para que se faz e como se faz. Tudo isso pela crença, pelo afeto e pela persistência que se tem, para desenvolver no outro tudo o que é necessário na busca incessante de maior qualidade de vida.
Diante de tudo isso, percebe-se que a primeira condição é acreditar. Se você não acredita em mudanças, jamais fará educação especial. ´
É preciso acreditar que o desenvolvimento é possível, mesmo que venha deliciosamente em doces pequenos goles, percebidos pelo olhar afetuoso de quem promove mudanças.
CRER É ISSO. Um abraço
Autora: Joselma Gomes - Psicopedagoga Clínica e Coordenadora do CRER

Nenhum comentário:

Postar um comentário